terça-feira, 4 de setembro de 2007

Econima Politica

Economia politica

Caros colegas – aconselho antes de mais a conferirem e analizarem com cuidado as respostas que aqui coloco a inúmeras questões de Economia Politica – tipo glossário sem o ser, há muito mais, no entanto, tentarei ajudar com o máximo de improviso possivel, tornando esta Dsiciplina mais fácil de entendimento, e menos penoso do conhecimento, que recaiem quase sempre sobre palavras utilizadas nos textos de ensino, objectivando diferenciar as suas aplicações.





1 - Diferencial compensatório

É a divergência salarial que resulta da diversidade de caracteristicas não monetárias dos diversos empregos – capital humano, talento, esforço empreendido, assimetrias informativas, injustiças e sinalização.

2 - Taxa de câmbio real

É a taxa à qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelos bens e serviços do outro pelos bens e serviços / ou seja taxa de câmbio real = a Taxa de câmbio nominal x Preço interno a dividir por Preço externo

3 – Intermediarios financeiros

Instituições financeiras, por meio das quais os poupadores podem indirectamente ofertar fundos aos tomadores de empréstimos.

4 – Retornos decrescentes

Propriedade segundo a qual um beneficio adicional de um insumo, diminui à medida que a quantidade de insumo aumenta

5 – Sistema financeiros

Grupo de instituições de economia que ajuda a promover o encontro da poupança de uma pessoa com o investimento de outra pessoa. Articula a poupança com o investimentos

6 – Curva de lafer

Um imposto sobre um bem reduz o bem-estar dos seus compradores e vendedores e os excedentes do consumidor e do produtor costuma ser maior que a receita arrecadada pelo governo.
Os impostos impõe um peso morto, fáz com que se consuma menos – o comportamento reduz o mercado- colocando-o no nivel abaixo daquele que maximiza o excedente total. O crescimento das aliquotas, os incentivos se tornam cada vez mais distorcidos- a receita tributária aumenta com o tamanho da aliquota., contudo o aumento das aliquotas passa a reduzir a receita tributária- porque reduz o tamanho do mercado

7 – Custos inventariáveis

São todos os custos que são imputados aos produtos e que ficam nos stocks (existencias) enquanto os mesmos não são vendidos.

8 – Cota de importação

É um limite sobre a quantidade de um bem , bens e serviços produzidos no exterior e vendidos no interior

9 – Desemprego friccional e estrutural

Friccional – é o desemprego que surge porque, que leva algum tempo – para que os trabalhadores encontrem os empregos que melhor se adaptem as suas preferencias e habilidades.

Estrutural – é o desemprego que ocorre porque o numero de empregos disponiveis em alguns mercados de trabalho é insuficiente para proporcionar emprego a todos que desejam.


10-dicotomia clássica e neutralidade monetária

Dicotomia clássica – é a separação teórica entre variáveis nominais e variáveis reais .As varáveis nominais, são variáveis medidas em unidades monetárias e as reais são medidas em unidades fisicas. É a separação teórica entre varáveis nominais e varáveis reais.

Neutralidade monetária – a proposição de alterações na oferta de moeda não afetam as variáveis reais.

11- Poupança publica poupança privada

Poupança publica – é a receita tributária que fica com o governo após o pagamentos das despesas.

Poupança privada – é a renda que fica com a familia após o pagamento dos impostos e pagamento das suas despesas

12 – Benchmarking- corporativo e competitvo

è um método de gestão que pretende aumentar o desempenho das organizações organizada através de comparações. Uma examina como a outra realiza uma função especifica, a fim de melhorar como realizar a mesma função ou semelhante.

Corporativo-é importante o conhecimento entre empresas e associações, para trocarem conhecimentos mutuos das suas experiências – organização do território -fomentar o associativismo-aplicação das novas tecnologias-gestão ambiental , são inúmeras as vantagens do corporativismo.

Competitivo – Caracteriza-se em ter um alvo especifico das práticas dos nossos concorrentes- é prática pouco usual que as empresas se prestem a fornecer dados que estão ligados às suas actividades concorrentes – daí que seja muitas das vezes necessário contratar uma consultadoria
metodologia – é o processo de implementação que está dividico em 5 fases, e estas em actividades e tarefas.

Genérico – baseado no processo que ocorre em va´rias empresas e que pode servir para melhorar, tal como o processo da entrada de um produto até à entrega do produto ao cliente.

Funcional – é uma função especifica que pode existir ou não na organização – serve para trocarmos infomações sobre a actividade bem definida, como por ex: facturação, distribuição ou embalagem.


13 – Moedas : Funções e tipologia

É um conjunto de activos na economia que as pessoas usam regularmente para comprar bens e serviços de outras pessoas.

Funções – Instrumento geral de trocas – unidade de conta - padrão de valor – reserva de valo a moeda precisa de ser expressa em unidades e de representar alguma estabilidade valorativa

Tipologia – que toma a forma de uma mercadoria com valor intrinseco.

14 – redistribuição de riqueza: filosofia e polticas de redução da pobreza

As pessoas deparam-se com os tradeoffs- é um dos dez principios da economia- as filosofias politicas de redução de probreza deparam-se com os tradeoffs – entre a igualdade e a eficiência-Pois quanto mais o bolo está igualmente dividido menor se torna o bolo- diversas politicas tem por objectivo ajudar os pobres – legislação do salário minimo – bem estar social – imposto de renda negativo – e transferências em gêneros. Que ajude algumas familias a escapar da pobreza, também tem efeitos colaterais não-intencionais.


15 – custos de inflação

Representa uma subida generalizada do nivel de preços, que está na base da redução do poder de compra associado a uma determinada moeda nacional.

16 – Externalidades, negativas e positivas

São impactos de acções de uma pessoa sobre o bem-estar de outras que não tomam parte na acção.( é um dos dez principios da economia)Os governos podem internalizar a externalidade tributando bens que trazem a externalidade negativa e dubdidiando os bens que trazem externalidades positivas.

Negativas – Quando existem custos sociais superiores aos custos privados ( por outras palavras, fazem com que os mercados produzam uma maior quantidade do que socialmente desejável.)

Positivas – Quando existem beneficios sociais que sejam superiores aos beneficios privados ( fazem com que o mercado produza uma quantidade menor do que a socialmente desejavel)


17 – PIB e PNB

PIB – ( produto interno bruto ) mede o nivel de crescimento de um pais, por referencia a um critério de territorialidade por via do rendimento e despesa.

PNB - ( produto nacional bruto ) - mede o nivel de crescimento de um pais, por referencia a nacionalidade de produção – este inclui os pagamentos do exterior e exclui os pagamentos para o exterior (PNB = PIB+Pagamentos exterior-pagamentos exterior)

18 – Excedente consumidor e do produtor

Consumidor – a quantia que o comprador está disposto a pagar pelo bem, menos a quantia que ele realmente paga (EC= Disposição de pagar-preço efectivamente pago)

Produtor – a quantia que um vendedor recebe por um bem, menos o seu custo de produção( EP=preço efectivamente recebido-menos custo efectivamente suportado)

19 – vantagem comparativa absoluta

Comparativa – David ricardo – Resulta da ponderação do custo de oportunidade na produção de bens por cada produtor . Tem a vantagem comparativa aquele que evidencia um menor custo de oportunidade no produção de um bem. Comparação entre produtores de um bem levando em consideração a sua produtividade

Absoluta – Representa o poder de produzir um determinado bem ao menor custo possivel dentro de um determinado universo de produtores . Neste conceito à vantagem na produção dos bens aos quais se está a ponderar a susceptibilidade da troca. ( Adam Smith).

20 – principios de economia

É um dos capitulos mais importantes da ciência económica que trata da distribuição subjectiva- com relevância do Óptimo do pareto e a problemática da economia perda do bem-estar nos mercados monopolistas-em que garante que a melhoria da situação de um agente seja em detrimento de outros). - o ambiente que estuda o crescimento da população Teorema de Coase – aonde encontra sua aplicabilidade – economias de escala – vantagens comparativas e absolutas

21 – Planificação estratégica: objectivos e diagnóstico

É um processo gerencial que permite que se estabeleça um direccionamento a ser seguido pela empresa-

A análise – ambiente – oportunidades e ameças
a análise actual – Que analiza os pontos fracos DAFO ( debilidades, ameaças, fraquezas-oportunidades.)

O Objectivo – é de se obter uma optimização na relação entre a empresa e o seu ambiente( estes são económicos, sociais, culturais, geográficos etc)- realistas-fáceis de levar a cabo – mensuráveis-medir a finalidade -motivantes – claros e competitivos -concretos e especificos.

O diagnóstico – É uma ferramenta que mostra às empresas as oportunidades de ganho por meio de avaliação e análise. Diagnostica os pontos a serem melhorados por meio de sinalização dos indices financeiros criticos- além de conhecer melhor o desempenho economico-financeiro, identificando desvios aprimorando assim uma gestão mais eficiente.É o responsável ou entidade da planificação obrigatória.

22 – A existência de sindicatos é benefica para a economia

Os salários elevados dos sindicalistas nas empresas, reduzem o emprego, abaixo do nivel de eficiência e competividade. E injusta porque alguns trabalhadores seriam beneficiados à custa de outros.

A economia actualmente é controlada por corporações transnacionais e de interesses financeiros internacionais, que varrem o mundo em busca de trabalho barato. A remota exigência da distribuição justa do PIB – não pode ser atendida nas condições actuais, em que as finanças e investimentos podem ser transferidos de noite para o dia, para paises com tarifas e salários mais baixos.

22.1 – A introdução da planificação estratégica provoca naturalmente resistências no seio da sociedade

Pois, raros são os objectivos que os planos tenham sido atingidos, provada a falta de solidez das previsões -do planeamento estratégico tenha como missão a análise do meio ambiente, os objectivos gerais, os objectivos estratégicos, os programas, fiscalidade e outros elementos que possibilitem que o planeamento estratégico atinja os seus objectivos finais. E, a execução satisfatória do plano economico reclama a imposição de medidas mais ou menos violentas. O s teóricos, estão mais interessados em construirem modelos, do que ajustarem o esquema adoptado às possibilidades, politicas e conómicas do país em causa.


23.– Operativo ou executivo
-. Metedologia formal -
– Flexivel
- participativa
2.corporativo- é importante o conhecimento entre empresas para trocarem os seus conhecimentos e melhorarem a sua eficência.
3.Marketing- divulga os seus produtos aos consumidores, consiste em identificar o comprador em que a empresa pode actuar com rentabilidade-
4.Finalidades Gerais e estratégicas -
O meio ambiente – a missão – a estratégia – os objectivos -.os projectos – programas – oportunidades – controle e fiscalidade .
O planeamento – é um caminho a alcançar – caminhos a desenvolver para conseguir atingi-los. Entidades inseridas , fixam as metas a alcançar.
Distinguir o superfluo do indispensável – utilizar várias técnicas e instrumentos indispensáveis.


24 – As politicas monetárias e fiscais podem contribuir para a estabilização da economia

contribuem decerto.- buscam e atacam as causas da inflação-discute-se a relação entre as taxas de juro- inflação e desemprego em economias de politica convencional monetária.

A politica monetária- é um conjunto de acções de um governo visando a manutenção do poder de compra.

Politica fiscal -aumento ou diminuição dos gastos publicos-aumento ou diminuição dos tributos


25 – Impactos de um défice orçamental do governo numa economia aberta

O defice orçamental tem como o efeito de um governo ter despesas superiores às suas receitas.

As economias abertas têm como facilitar o acesso a mercados de exportação e quando um país não produz o suficiente e importa mais do que exporta há motivos de va´ria ordem de preocupação.

A economia aberta é uma economia que interage livremente com outras economias do mundo.


26 – A criação de moeda através do sistema de reservas fraccionárias e efeito multiplicador

Os bancos mantêm valores em reserva fraccionárias e o efeito multiplicador refere-se a quantidade de moeda que o sistema bancário gere por cada dólar com as suas reservas

27 – A decisão da contratação de trabalhadores por parte das empresas competitivas

Pagam melhor do que o salário minimo, mas tem um menor numero de empregos disponiveis. Isto é optam pela qualidade dos trabalhadores para fazerem face à competitividade da empresa.

28 – O défice comercial portugues é um problema nacional e europeu

É um excesso de importação sobre as exportações – quer isto dizer que embora integrados num mercado imenso, qyer de consumo quer de tecnologia, não somos capazes de aumentar a nossa produtividade, para que os defice comerciais estabilizem -oferecendo assim uma melhor renda de distribuição futura. Não é um problema europeu, mas sim nacional.

29 – A inflação pode ser considerado um imposto

representa uma subida de preços que está na base da redução do poder de compra associado a uma moeda nacional., e, estão na causa vários factores entre os quais o aumento da depesa publica, o aumento da oferta da moeda - o excesso de procura – ( perde de confiança na politica económica e financeira do estado – daí que o estado lance frequentemente o imposto oculto – a moeda) como imposto -é um imposto enquanto- impostos progressivos- na situação de salários, aumentam permitindo a deslocação dos rendimentos em contribuintes que não vislumbram o aumento do rendimento.

30 – Os efeitos na curva da oferta e procura de trabalho, quando há um incremento de imigração num país.

A procura da quantidade de trabalho aumentou, o que fez com que a curva da oferta , daí que a curva da oferta se desloque no sentido da esquerda - há um aumento de procura , mas não de oferta este aumento fez com que o preço de equilibrio de mercado diminuisse..


31 – Os efeitos da curva de oferta e procura de transportes publicos quando diminui o preço dos combustiveis.

A mudança do preço afecta a curva da oferta e da procura -isto é , se o preço diminiu dos combustiveis -os resultados da empresa de transportes publicos aumenta .

A procura neste caso da curva, está sujeita ao principio de baixar os preços dos transportes, se assim se verificar a curva da oferta mantêm-se e a curva da procura para a direita.
é uma análise estática comparativa – porque envolve duas situações estáveis- um equilibrio inicial e um novo equilibrio.


32 – equidade vertical – são os tres sistemas tributários- pois estes divergem quanto à rapidez com que os impostos aumentam com a renda.

Imposto proporcional – todos os contribuintes pagam a mesma fracção da renda

Imposto regressivo – os contribuintes com altas rendas pagam uma fracção menor de renda-embora o montante seja maior.

Imposto progressivo – os contribuintes com altas rendas pagam a fracção do imposto maior de sua renda.

Peso morto – a queda do execedente total resultante de uma distorção de mercado, como um imposto.

33 – tradeoffs- é quando abrimos de mão de algum bem ou serviço distinto, para obtermos outro bem ou serviço distinto , refere-se a perder qualidade ou aspecto de algo, mas em troca voçê ganha outra qualidade ou aspecto.

Tradeoffs equidade e eficiência -

Eficiência – é o sistema tributário que se refer aos custos que impoe ao controbuinte

Equidade – refere-se ao facto do onus imposto ao contribuinte ser distribuido ou não de forma mais justa

A curva de COASE – o valor e a composição do rendimento não é afectado, se for criado um regime de responsabilização pelos danos causados – acordado entre os causadores e as vitimas. Ex: poluição.

A curva de phillips – é a relação de curto prazo entre a inflação e o desemprego- esta curva mostra um tradeoffs entre a inflação e o desemprego.


Investimento – despesas em equipamentos de capital, icluindo as compras de novos imoveis para as familias.

Globalização – é um dos processos de integração social, economico a politica dos paises no final do século XX

Crescimento – é uma forma expressa clássica de medir o crescimento do país , é medindo o PIB

Taxa de desemprego – mede a utilização dos recursos da economia, mormente no mercado de trabalho – este apura-se em face da força do trabalho TD=ND/FT

Lucro económico – é a receita total menos o custo total incluindo os custo explicito mais custo implicito

Lucro contabilistico – receita total menos custo explicito total

Oliglopolio – è uma estrutura de mercado em que um pequeno numero de vendedores oferecem produtos similares ou idênticos.

Lucro bruto – é somente o lucro de produção

lucro liquido- é o lucro após os pagamentos das contribuição tributárias

Mercado competitivo – é um mercado em que há compadores e vendedores negociando produtos identicos de modo que cada vendedor e cada comprador são tomadores do preço

Custos explicitos e custos implicitos

Explicitos – os custos dos insumos que exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa

Implicitos – os custos que não exigem desembolso de dinheiro por parte da empresa

Receita total e custo total -

receita – é o montante que uma empresa recebe pela venda da sua produção

custo total - o valor de mercado dos insumos que uma empresa usa na produção

O monopolio


É o mercado em que o produtor oferece exclusivamente um bem e serviço – nãoi existe a atomicidade e a liberdade próprias de uma concorrência perfeita – Os produtores tendem a fixar preços acima dos custos marginais.

A mão invisivel de Adam Smith – Os preços das mercadorias deveriam descer e os salários deveriam subir – este acreditava a iniciativa privada deveria ser deixada sem qualquer intervenção estatal- admitia que os preços baixam na livre concorrencia, mas também aumentava as inovações da tecnologia.

Bem inferior – É um bem para o qual , tudo o mais mantido constante, um aumento da renda leva a uma diminuição da demanda

Bem Normal – Um bem para o qual , tudo o mais mantido constante , um aumento de renda leva a um aumento da demanda.

Bens privados – são bens que são tanto excludentes quanto rivais

comentando :

Os excessos do liberalismo optimista – É a filosofia politica segundo a qual o governo deveria escolher politicas consideradas justas, tais como avaliadas por um observador imparcial, e que esteja encoberta por detras do “ véu da ignorância -”,- o optimismo era transferir os bens dos ricos para os pobres optimizando o bem-estar dos menos afortunados, numa afirmação de que o governo deveria ter por objecto maximizar o bem estar da pessoa em pior situação da sociedade.




Aqui vos deixo uma pequena citação:


O que tem a natureza de belo e maravilhoso, é o ser humano, e todos os seres vivos, que neste planeta habitam.


Destrui-la, despedaçá-la, exterminá-la, torturá-la, corrompê-la por ideias ou ideais, é uma grave violação dos direitos humanos, mas é mais do que isso, refelecte-se num crime contra toda a humanidade.( artrº. 24 a 27 da CRP -.16,17 e 18 CRP) .-.o Autor acr .


Considerações – Estamos num estado de direito democrático, e não num estado feudalista